LIDERANÇA E GESTÃO DE ESCOLAS EM PORTUGAL

UMA ANÁLISE DOS RESULTADOS OBTIDOS NA AVALIAÇÃO EXTERNA DE ESCOLAS (3.º CICLO)

  • Jennifer Alejandra Sérgio da Silva Universidade de Aveiro
  • Márcia Honório Portella Pinto
Palavras-chave: Avaliação externa das escolas, Inspeção da Educação, Liderança, Gestão Escolar

Resumo

O presente artigo teve como foco de análise os resultados divulgados pela Inspeção-Geral da Educação e da Ciência (IGEC), em contexto de avaliação externa de escolas da região centro de Portugal, com especial incidência no terceiro ciclo avaliativo e, especificamente, no que concerne ao domínio da Liderança e Gestão. Uma análise dos relatórios globais da atividade da avaliação externa, disponibilizados na página eletrónica da IGEC, possibilitou aferir informações de treze agrupamentos de escolas de uma determinada região, avaliados no ano letivo 2019/2020, tendo sido estabelecidas, neste estudo, quatro categorias de análise: i. Classificações obtidas; ii. Pontos fortes, iii. Áreas de melhoria e iv. Avaliação da liderança pelo pessoal docente e não-docente. Tratou-se de um estudo de natureza qualitativa e de paradigma interpretativo. Recorreu-se à técnica de análise de conteúdo no tratamento dos dados. Os resultados demonstraram que existe um reconhecimento do trabalho consignado às lideranças e à gestão, sendo que os pontos fortes se sobrepõem às áreas de melhoria. Mereceu especial atenção, neste estudo, a visão que o pessoal docente e não docente tem das lideranças das organizações escolares.

Publicado
2022-12-06