A CIDADANIA AMBIENTAL NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DO 1ºCICLO DO ENSINO BÁSICO EM FORMAÇÃO INICIAL: UM ESTUDO QUALITATIVO
ENVIRONMENTAL CITIZENSHIP IN THE PEDAGOGICAL PRACTICE OF TEACHERS OF THE 1st CYCLE OF BASIC EDUCATION IN INICIAL TRAINING
Resumo
A Cidadania Ambiental é tema transversal que é propício ao desenvolvimento de atividades com tipologias diversas no âmbito de várias componentes do currículo escolar. Assim, e tendo em conta a importância atual das questões relacionadas com o ambiente e a sua abordagem desde os primeiros anos de escolaridade, com a presente investigação pretendeu conhecer-se algumas práticas pedagógicas de professores do 1ºCiclo do Ensino Básico em formação inicial e num contexto de estágio supervisionado. Objetivando esse conhecimento, desenvolveu-se um estudo de natureza qualitativa para dar resposta às seguintes questões de investigação: (1) Que temas abordam os professores fazendo a sua associação à Cidadania e Educação Ambiental?; (2) Que tipos de atividades desenvolvem com os alunos?; (3) Que estratégias e recursos de aprendizagem utilizam? O corpus de análise, constituído por 23 dissertações de cursos de mestrado de formação inicial de professores concluídos entre 2013 e 2021 recolhidas a partir da plataforma RENATES, foi submetido a uma análise de conteúdo seguindo um referencial previamente determinado. A partir dos resultados obtidos verificou-se que os temas abordados com maior frequência são a reciclagem e reutilização de embalagens, seguido dos temas da água e da biodiversidade. As temáticas do aquecimento global, rarefação da camada de ozono, entre outras, surgem como os menos abordados. As atividades práticas do tipo “papel e lápis” são as mais frequentes (82,9%) enquanto que as atividades experimentais são menos frequentes (1,9%).
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