INCLUSÃO EM CONTEXTO EDUCATIVO

REVISÃO SISTEMÁTICA DE METODOLOGIAS UTILIZADAS EM TESES DE DOUTORAMENTO

  • Marcus Vinicius de Paula Pereira Junior Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores - Universidade de Aveiro http://orcid.org/0000-0003-1049-7228
  • Stelya Marusska Diniz Côrte-Real Martins Pereira Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores - Universidade de Aveiro https://orcid.org/0000-0001-6242-9193
  • Ana Mateus João Pereira Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores - Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Revisão sistemática, Inclusão, Contexto educativo, Metodologias, Teses de Doutoramento

Resumo

O fenómeno da inclusão tem atravessado as sociedades de diversas formas. Ao adentrar o contexto educativo, nomeadamente espaços formais e não-formais de ensino, importa considerar que a Educação tem vindo a ampliar o território de possibilidades ao se pensar em inclusão, indo além da visão circunscrita ao universo de pessoas com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais. Tais contributos levam à ressignificação do conceito de inclusão, pensando-se esta como um processo que abarca uma pluralidade de questões e que valorizam diversos modos de subjetivação. A presente investigação teve como objetivo responder à questão: Que metodologias têm vindo a ser empregues em teses de doutoramento no âmbito da inclusão em contexto educativo? Para esse fim, conduziu-se uma revisão sistemática nos Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP) por teses de doutoramento publicadas nos anos 2020 e 2021, focando-se nas metodologias utilizadas e que investigaram o processo de inclusão em contexto educativo. Como corpus de análise, foram selecionadas treze teses de doutoramento desenvolvidas em instituições sediadas em Portugal e em contextos sociais distintos (Angola, Brasil, Moçambique e Portugal). A partir da análise do corpus, concluímos que as investigações desenvolvidas são maioritariamente de natureza qualitativa, com foco na diversidade funcional e neurodiversidade, utilizando-se exclusivamente uma metodologia de estudo de caso com uma diversidade de técnicas e instrumentos de recolha de dados, incidindo maioritariamente sobre docentes do ensino básico e secundário e gestores escolares. Assim, este estudo permitiu a reflexão sobre como urge se pensar inclusão em contexto educativo de forma mais ampla e abrangente.

Biografia do Autor

Marcus Vinicius de Paula Pereira Junior, Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores - Universidade de Aveiro

"Aprende-se com as diferenças e não com as igualdades" (Paulo Freire)

Publicado
2022-12-06