CAMINHOS EXPERIMENTAIS PARA O ENSINO HÍBRIDO COM O USO DA METODOLOGIA ATIVA
Resumo
A utilização do Ensino Híbrido e da Metodologia Ativa são propostas com impacto na educação do século XXI, que se intensificaram com a pandemia COVID-19. Este artigo tem como objetivo refletir sobre a percepção dos professores - participantes do vídeo Ensino Híbrido: Bate-papo com Educadores de Referência - sobre o engajamento do aluno ao participar de uma proposta de ensino no modelo de metodologia ativa em ensino híbrido. A pesquisa é uma investigação qualitativa com corpus latente de internet. A coleta de dados ocorreu na plataforma do Youtube sobre um Grupo de Experimentação em Ensino Híbrido, como professores-autores do livro “Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação”. Para a análise dos dados, foi utilizada a plataforma WebQDA®. Após as reflexões, concluiu-se que as práticas em que os professores integraram as estratégias de aprendizagem baseadas nos princípios da Metodologia Ativa e do Ensino Híbrido tiveram resultados positivos, embora tenha sido necessário, em algum momento, ter que regular o processo; entendeu-se que é necessário que o professor se permita ensinar e aprender com os alunos, mas para isso é imprescindível investir na formação continuada do professor para que ele compreenda o papel do professor nesta fase de transição do ensino proposta; a tecnologia deve ser usada não apenas como técnica, mas associada às práticas pedagógicas.
Direitos de Autor (c) 2022 Raymi de Fátima Link, Stella Washington, Betania Jacob Stange Lopes
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.