CAMINHOS EXPERIMENTAIS PARA O ENSINO HÍBRIDO COM O USO DA METODOLOGIA ATIVA

Resumo

A utilização do Ensino Híbrido e da Metodologia Ativa são propostas com impacto na educação do século XXI, que se intensificaram com a pandemia COVID-19. Este artigo tem como objetivo refletir sobre a percepção dos professores - participantes do vídeo Ensino Híbrido: Bate-papo com Educadores de Referência - sobre o engajamento do aluno ao participar de uma proposta de ensino no modelo de metodologia ativa em ensino híbrido. A pesquisa é uma investigação qualitativa com corpus latente de internet. A coleta de dados ocorreu na plataforma do Youtube sobre um Grupo de Experimentação em Ensino Híbrido, como professores-autores do livro “Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação”. Para a análise dos dados, foi utilizada a plataforma WebQDA®. Após as reflexões, concluiu-se que as práticas em que os professores integraram as estratégias de aprendizagem baseadas nos princípios da Metodologia Ativa e do Ensino Híbrido tiveram resultados positivos, embora tenha sido necessário, em algum momento, ter que regular o processo; entendeu-se que é necessário que o professor se permita ensinar e aprender com os alunos, mas para isso é imprescindível investir na formação continuada do professor para que ele compreenda o papel do professor nesta fase de transição do ensino proposta; a tecnologia deve ser usada não apenas como técnica, mas associada às práticas pedagógicas.

Publicado
2022-06-03
Secção
Artigos