ALFABETIZAÇÃO E AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

  • Mariana Aranha de Souza Universidade de Taubaté e Centro Universitário do Sul de Minas https://orcid.org/0000-0002-2229-0630
  • Débora Thomaz de Oliveira Rangel Universidade de Taubaté e Prefeitura Municipal de São José dos Campos
Palavras-chave: Alfabetização, Tecnologias, Aprendizagem, Formação docente

Resumo

Este estudo aborda a questão da alfabetização e o uso das tecnologias da informação e comunicação no contexto escolar, tanto para os estudantes quanto para os professores. Parte-se da hipótese de que, quando os docentes sabem utilizar os recursos de forma intencional e mediada, podem contribuir para o avanço da aprendizagem das crianças. Apresenta-se um panorama das pesquisas defendidas no Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté e publicadas no Portal de Periódicos da CAPES que continham os descritores “Alfabetização” e “Tecnologias/TIC”. Das 151 produções disponíveis no MPE, quatro tratavam destes temas. Das 186 publicações presentes no Portal de Periódicos da CAPES, cinco continham esses descritores no título. Verificou-se um interesse científico no que se refere às tecnologias voltadas à alfabetização, porém poucos trabalhos as abordam de maneira correlata. Os estudos analisados demonstraram preocupação com a formação docente, tanto no contexto da formação inicial quanto na continuada no que diz respeito ao uso de recursos tecnológicos em favor da aprendizagem significativa, da alfabetização e do letramento nos anos iniciais do ensino fundamental.

Biografias do Autor

Mariana Aranha de Souza, Universidade de Taubaté e Centro Universitário do Sul de Minas

Doutora e Mestre em Educação: Currículo pela PUC-SP. Pedagoga pela Faculdade Maria Augusta Ribeiro Daher. Professora Permanente do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté e do Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional do Centro Universitário do Sul de Minas. 

Débora Thomaz de Oliveira Rangel, Universidade de Taubaté e Prefeitura Municipal de São José dos Campos

Mestranda em Educação pela Universidade de Taubaté. Pedagoga. Professora de uma escola municipal de ensino, situada no Vale do Paraíba – SP, Brasil

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Publicado
2022-06-13
Secção
Artigos