MULTILETRAMENTOS E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA
UM OLHAR SOBRE TESES E DISSERTAÇÕES PRODUZIDAS DESDE A BNCC
Resumo
Este artigo apresenta um levantamento de pesquisas correlatas sobre o tema multiletramentos no ensino de língua inglesa. Ele é parte de uma pesquisa de Mestrado Profissional em Educação em desenvolvimento, que pretende investigar a transposição didática do Currículo Paulista, com foco nos gêneros digitais multimodais no ensino da língua inglesa. O artigo tem como objetivo principal analisar como as pesquisas encontradas se aproximam dessa temática e do contexto educacional a ser investigado. O levantamento foi feito na plataforma do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), buscando por trabalhos que vão de 2017 até o primeiro semestre de 2021. Estabelecemos algumas palavras-chave para a busca e elaboramos critérios para a seleção e análise dos trabalhos. Obtivemos um número de teses e dissertações sobre o tema que pode ser considerado baixo e, por considerarmos a menção à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) essencial para a proximidade temática, o número de documentos selecionados tornou-se ainda menor. Destacaram-se alguns pontos, entre os resultados, como a maior parte das pesquisas ter sido realizada no estado de São Paulo e no contexto da educação básica, principalmente, com o Ensino Fundamental – Anos Finais.
Direitos de Autor (c) 2022 Bruna Fernandes Corrêa, Ana Sílvia Moço Aparício
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