METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavras-chave: Aprendizagem, Metodologias ativas, Formação de professores, Ensino, Educação básica

Resumo

Este trabalho teve como objetivo apresentar uma discussão sobre as concepção de metodologias ativas de aprendizagem e sua relevância como estratégia de aprendizagem, sobretudo, na educação básica. Pretende-se também apresentar uma análise das pesquisas recentes sobre as metodologias ativas de aprendizagem. Para analisar as pesquisas relacionadas ao uso de metodologias ativas de aprendizagem foi realizada uma pesquisa de caráter bibliográfico. O levantamento dos dados foi realizado durante o mês de julho de 2021 no banco de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Utilizou-se como descritores os termos metodologias ativas e educação básica. Encontrou-se um total de 2 teses e 12 dissertações, cujo critério para a análise dos textos foi a leitura dos títulos e resumos. Selecionou-se 7 trabalhos para análise, cujos resultados demonstraram que as metodologias ativas são estratégias importantes para a aprendizagem dos estudantes no contexto da educação básica, entretanto, predominam estudos relacionados às ciências da natureza na educação básica e à área de saúde, nesse caso, no ensino superior.

Biografias do Autor

Mariana Aranha Mariana, Universidade de Taubaté e Centro Universitário do Sul de Minas

Doutora e Mestre em Educação: Currículo pela PUC-SP. Pedagoga pela Faculdade Maria Augusta Ribeiro Daher. Professora Permanente do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté e do Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional do Centro Universitário do Sul de Minas. 

Natalia Crosariol Gomes, Colégio Poliedro e Universidade de Taubaté

Mestranda em Educação no Mestrado Profissional em Educação na Universidade de Taubaté. Professora de Geografia no Colégio Poliedro. Graduada em Geografia pela Universidade de Taubaté.

Publicado
2022-12-08
Secção
Artigos