METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
Este trabalho teve como objetivo apresentar uma discussão sobre as concepção de metodologias ativas de aprendizagem e sua relevância como estratégia de aprendizagem, sobretudo, na educação básica. Pretende-se também apresentar uma análise das pesquisas recentes sobre as metodologias ativas de aprendizagem. Para analisar as pesquisas relacionadas ao uso de metodologias ativas de aprendizagem foi realizada uma pesquisa de caráter bibliográfico. O levantamento dos dados foi realizado durante o mês de julho de 2021 no banco de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Utilizou-se como descritores os termos metodologias ativas e educação básica. Encontrou-se um total de 2 teses e 12 dissertações, cujo critério para a análise dos textos foi a leitura dos títulos e resumos. Selecionou-se 7 trabalhos para análise, cujos resultados demonstraram que as metodologias ativas são estratégias importantes para a aprendizagem dos estudantes no contexto da educação básica, entretanto, predominam estudos relacionados às ciências da natureza na educação básica e à área de saúde, nesse caso, no ensino superior.
Direitos de Autor (c) 2022 Mariana Aranha Mariana, Natalia Crosariol Gomes
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.