“Who is my neighbor?” − An interreligious identity starting point for the hospital chaplain

An interreligious identity starting point for the hospital chaplain

  • Anselmo Cordeiro de Souza Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP) https://orcid.org/0000-0002-0156-716X
  • Tania Maria Lopes Torres Adventist University of São Paulo (Brazil Adventist University)
Palavras-chave: Teologia, Capelania, Promoção da Saúde

Resumo

Uma das menções históricas mais antigas de origem religiosa − ainda que não a única − sobre a assistência humanitária e “socorro” em favor de um semelhante é retratada na parábola bíblica do bom samaritano. Esse relato é tão significativo que tem sido exposto em forma de quadros e esculturas nos pavilhões hospitalares, e até mesmo nomeando hospitais, em várias nações do ocidente. Logo, partimos do pressuposto de que seria possível tomar essa parábola como ponto de partida para reflexão em paradoxos que ainda estão presentes nas diferentes identidades que estão a mediar o self do capelão de saúde em sua assistência no contexto hospitalar da contemporaneidade. Assim, realizamos uma paráfrase da perícope onde está localizada a parábola, em uma aplicação homilética com base não em possível alegoria, mas sim no texto e contextos envolvidos, em uma espécie de ponto de partida identitário voltado à pergunta que é a chave para o questionamento inicial e final do diálogo entre o intérprete da lei e Jesus, a saber: “quem é o meu próximo?”. Esse vislumbre do papel do capelão em seu cuidado e ministério pastoral é resgatado. Na sequência, buscamos abordar, ainda que brevemente, as várias dimensões e repercussões do self em ser capelão e sua formação. Isso é feito com o auxílio de diferentes leituras do evento narrado e de outras contribuições secundárias que tratam da identidade espiritual do capelão de saúde

Biografias do Autor

Anselmo Cordeiro de Souza, Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP)

Master's in Health Promotion and Post-Graduate in the MBA in People Management by Competence at the Brazil Adventist University - UNASP, Graduating in Licenciatura in Pedagogy by the Faculty Paulista São Jo´se- FPSJ, and Bachelor in Theology by the Latin American Adventist Seminary of Theology - SALT, Majoring in Physical Education from the University Center UniFAVENI.

Tania Maria Lopes Torres, Adventist University of São Paulo (Brazil Adventist University)

Graduated in Social Sciences from the Federal University of Bahia, Masters in Latin American Studies - University of Texas System, validated by UNICAMP as a Masters in Cultural History, and Ph.D. in Social Sciences from the Pontifical Catholic University of São Paulo (PUC-SP), with a concentration in anthropology.

Publicado
2022-02-07
Secção
Artigos