Fontes de informação sobre a criação e implantação dos primeiros cursos de licenciatura em ciências da educação de Malanje-Angola e sua adequação a escola superior politécnica de Malanje – Espm: constituintes de uma “nova repartição cultural

Palavras-chave: História das Instituições, Nova Partição Cultural, Cursos de Licenciatura em Educação na província de Malanje-Angola, Escola Superior Politécnica de Malanje

Resumo

O artigo apresenta parte dos resultados da Nova Repartição Cultural desenvolvido e apresentado na dissertação de mestrado em educação, na qual foram utilizados artigos de um jornal online e dois portais de noticias online presentes em Angola. A pesquisa objetivou identificar os principais artigos informativos sobre a criação e implantação dos primeiros Cursos de Licenciatura em Ciências da Educação de Malanje-Angola e sua adequação a Escola Superior Politécnica de Malanje. Para elaboração do artigo foram utilizadas três fontes de catálogos, o jornal de Angola, a Angola press e a Voz da América, todos forneceram artigos que foram utilizados como fonte para elaboração da nova Repartição Cultural para legitimar as fontes. Foram identificados os principais artigos informativos ligados ao tema, utilizados nas referidas investigações teóricas metodológicas de caráter qualiquantitativa. Quanto aos resultados, foram identificados 20 artigos dos quais sete do jornal de Angola, oito do portal Angola press e cinco do portal Voz da América. Referenciar que o mapeamento das fontes de jornais e portais de notícias, consideramos ser inédito, pois até ao momento não foram localizados estudos do gênero presentes em dissertações de mestrados, teses de doutorados e artigos. A demonstração dos artigos visa demostrar a importância e relevância dessas fontes para a constituição de repartições culturais (CERTEAU, 1979) para histórias das instituições, a exemplo sobre a criação e implantação dos cursos de licenciatura em educação na província de Malanje-Angola.

Biografia do Autor

Rosane Michelli de Castro

Pós-Doutorado (2010) – Fundação Carlos Chagas-SP, Mestrado em Educação (2000) e Doutorado em Educação (2005) – UNESP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Filosofia e Ciências – FFC/Câmpus de Marília-SP. Professora Assistente Doutora junto ao Departamento de Didática e ao Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE – UNESP – FFC/Câmpus de Marília. Coordenadora do Grupo de Pesquisa “HiDEA-Brasil – História das disciplinas escolares e acadêmicas no Brasil” – FFC-UNESP/Marília-SP e pesquisadora do “GP FORME – Formação do Educador” – FFC-UNESP/Marília-SP Lattes: <http://lattes.cnpq.br/8973177509376264>. 

Publicado
2022-02-07
Secção
Artigos