A Educação Inclusiva

Abrindo caminhos para a vivência com a diversidade

Resumo

A Educação inclusiva tem sido um caminho importante para abranger a diversidade mediante a construção de uma escola que ofereça uma proposta de ensino significativo a comunidade como um todo, principalmente àqueles que correm risco de exclusão em termos de aprendizagem e participação na sala de aula, sendo este, um desafio que vem sendo constantemente enfrentado pelas escolas brasileiras. Dessa forma, a presente pesquisa tem como objetivo demonstrar um reconhecimento da educação inclusiva como condição indispensável para a formação do cidadão livre e consciente, de forma mais especifica faz-se a caracterização da educação inclusiva no contexto da educação atual, enfatizando a importância de tornar reconhecível a luta por uma escola inclusiva, rompendo barreiras já construídas em relação às pessoas com deficiência, garantindo igualdade de direitos para todos. Para enriquecer e dar credibilidade a este trabalho foi usado como base para fundamentação teórica os Parâmetros Curriculares Nacionais, a LDB 9394/96. Nos aspectos metodológicos o estudo se caracteriza como bibliográfica exploratória a partir de revisões bibliográficas e análise dos conceitos que fundamentaram as considerações expostas inicialmente com fins posteriores de maior aprofundamento e descrição dos conhecimentos trabalhados, no caso, a educação inclusiva. O presente artigo nos leva a reflexão do paradigma da inclusão e das questões do acesso e da qualidade na educação inclusiva, chamando a atenção dos sistemas de ensino para a necessidade de uma nova organização dos espaços educacionais, com vistas a eliminação das barreiras que dificultam ou impedem a participação e a aprendizagem na escola.

Publicado
2022-02-13
Secção
Artigos