As Estratégias de Coaching relacionadas ao ensino de canto

Resumo

A história do ensino do canto de da técnica vocal é marcada pela perpetuação de um modelo mestre-aprendiz que persiste, em parte, até os dias de hoje. Estudos das últimas décadas contrapõem esse modelo enquanto estratégia de ensino e abrem novas possibilidades para o aprendizado. Dentro deste cenário, são consideradas ferramentas do coaching como estratégias que, se unidas com conhecimentos da pedagogia vocal, podem impactar de forma positiva no processo de aprendizagem. Este trabalho objetivou investigar estratégias de coaching utilizadas por uma professora do método de ensino de canto Full Voice Singing® e a relação de suas abordagens com seus resultados. Para a realização deste estudo, foi utilizada a pesquisa exploratória e qualitativa. Conclui-se que as ferramentas de coaching abordadas em aula e apresentadas neste trabalho podem possuir relação relevante aos dados encontrados. O uso do coaching no treinamento vocal tem como objetivo promover maior autoconhecimento vocal, independência dos treinos, consciência de auto regulação vocal e clareza em relação ao processo.

Publicado
2022-02-07
Secção
Artigos