The Gamification to improve learners' learning in Higher Education

  • Paul Joseph Lawrance University of Aveiro
  • Antonio Moreira
  • Carlos Santos
Palavras-chave: Ferramentas de Gamificação, Ensino Superior, Tecnologias da Informação, Impacto da Gamificação

Resumo

As ferramentas de gamificação foram utilizadas para melhorar as actividades educativas, aplicáveis tanto ao ensino e aprendizagem tradicional como à aprendizagem online. O estudo foi levado a cabo sobre os desafios de aprendizagem para estudantes de graduação da GraceInternationalAcademy em Punalur, Kerala, Índia, para aprender o tema Introdução às Tecnologias da Informação. Foram utilizadas ferramentas de Gamificação adequadas para melhorar as suas competências específicas e para melhorar a sua aprendizagem. Foi utilizado um estudo de caso como método nesteestudo, e, para recolher dados, questionários, observações, e entrevistas foram utilizados como instrumentos e técnicas. Os resultados finais mostram que o desempenho dos estudantes foi melhorado e o feedback das ferramentas de Gamificação na aprendizagem do módulo foi excelente. O impacto da Gamificação no Ensino Superior revelou que esta influenciou os estudantes em vários aspectos. Melhorou a sua atenção, aumentou a sua percepção, aumentou a sua capacidade de articulação, e fê-los consolidar os conceitos.

Publicado
2022-02-07
Secção
Artigos