COMENTÁRIOS DE YOUTUBE COMO INDICADORES DA PERCEPÇÃO DA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE NO BRASIL

Palavras-chave: EAD, Youtube, formação inicial, profissionalização docente.

Resumo

O presente artigo apresenta um breve histórico da educação a distância (EAD) no Brasil e o atual cenário desse modelo de ensino nos cursos de pedagogia e outras licenciaturas. Os objetivos dessa pesquisa foram: Identificar as percepções sobre a profissionalização docente dos futuros ingressantes nos cursos de pedagogia e outras licenciaturas; analisar o cenário familiar, social e educacional auto declarado pelo ingressante; e encontrar e analisar relatos de alunos que passaram por cursos de docência pela modalidade EAD ressaltando suas experiências e percepções de qualidade tanto dos cursos quanto da modalidade. O método de captação de dados deu-se primeiramente por uma análise do perfil demográfico e socioemocional relacionada a formação inicial de professores que optaram pela modalidade de ensino a distância por meio de revisão de artigos, os quais apontam, também estudos sobre a qualidade dessa formação e da profissionalização da profissão docente. Tal levantamento bibliográfico serviu de base para estabelecerem-se o meio de busca de dados, comentários de vídeos de influenciadores digitais no Youtube, e a classificação dos dados. Por meio do software WebQDA, os comentários foram codificados e, então, pela análise do discurso deles e dos influenciadores nos vídeos, e das associações com a bibliografia selecionada, os resultados apontaram que: A opção pelo curso de pedagogia e demais licenciaturas é majoritariamente feminina e ainda há insegurança do público masculino quanto a esse fator; A escolha pela modalidade EaD no Brasil depende não somente de preço e deslocamento, mas também do perfil do aluno, que usualmente já tem ou família constituída ou vida profissional iniciada e vê nessa formação um complemento de renda, forma de ascensão social e ocupação de espaços ou realização de um sonho; e a construção de comunidades virtuais, seja por meio de comentários em vídeos de YouTube ou interação com influenciadores é um fator que influencia a tomada de decisão do público ingressante nas universidades no início da segunda década do século XXI.

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Publicado
2020-12-29
Secção
Artigos