O USO DAS TIC NA ESCOLA COMO SUBSÍDIO À PRÁTICA EDUCATIVA

BENEFÍCIOS E DESAFIOS

Palavras-chave: Tecnologias, Práticas educativas, Benefícios, Desafios.

Resumo

Essa pesquisa teve como objetivo verificar se os professores reconhecem a importância do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) como subsídio à prática educativa. Para tanto, utilizou-se os dados de um fórum, parte de um curso, ofertado pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, destinado aos profissionais da educação, disponibilizado na internet, no portal do educador do Ministério da Educação e Cultura (MEC). O fórum iniciou com a seguinte pergunta: Por que precisamos usar a tecnologia na escola? Em resposta ao questionamento, os participantes manifestaram suas opiniões, totalizando 295 comentários, e esses, posteriormente, foram levantados e analisados pelas pesquisadoras. O resultado revelou que os profissionais da educação são unânimes em reconhecer a importância do uso das TIC como subsídio à prática educativa dos professores, entretanto, verificou-se que ainda há desafios a serem superados para garantir o uso de forma autônoma e significativa.

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Publicado
2021-01-12
Secção
Artigos