Estilos de aprendizagem e uso de tecnologia na educação a distância

  • Helena Brandão Viana UNASP
  • Aline Juliana de Oliveira Mario UNASP
Palavras-chave: Ambiente virtual, Ensino a distância, Estilos de aprendizagem

Resumo

Este trabalho teve como objetivo identificar os estilos de aprendizagem dos discentes dos cursos de Pós-Graduação a distância. Para o levantamento de dados desta pesquisa, foi utilizado o questionário Estilos de Uso do Espaço Virtual. O questionário foi enviado a 270 alunos egressos e ativos, dos quais 90 responderam. O resultado da investigação não indicou predominância de um único estilo, mas revelou o Estilo Reflexivo com maior destaque entre os estudantes, dentre eles 98% se identificaram com as perguntas que correspondem a esse estilo. O Estilo Ativo foi representado com 95% das respostas, o Teórico com 93% e o Pragmático se revelou menos representativo com 78%. A diversidade de estilos reveladas possibilita ações direcionadas para cada estilo a fim de que os discentes tenham uma aprendizagem expressiva e eficaz.

Publicado
2020-08-10
Secção
Artigos