A influência da natureza das tarefas na perceção dos alunos quanto à sua aprendizagem

  • Irina de Oliveira
  • Joana Armindo
  • Mafalda Costa
  • Sónia Rocha
Palavras-chave: aprendizagem, educação, matemática, natureza das tarefas, resolução de problemas

Resumo

No contexto do ensino de matemática, o termo tarefa tem um significado muito próprio. Este artigo tem como objetivo investigar de que forma a natureza das tarefas propostas, em contexto de sala de aula, pode influenciar a perceção dos alunos quanto à sua aprendizagem. Dada a reconhecida dificuldade de implementação de certos tipos de tarefas, iremos focar o nosso interesse principalmente na aprendizagem baseada em resolução de problemas. Foram, para o efeito, realizadas três observações de aulas de Matemática A de uma turma do Ensino Secundário, com o objetivo de observar a natureza das tarefas mais frequentemente utilizadas nas mesmas. Como instrumentos de recolha de dados foram elaboradas grelhas de observação e questionários (aplicados aos alunos em questão). Os resultados evidenciam que as tarefas de caráter aberto não são abordadas nas aulas, que o docente recorre duas vezes mais a exercícios do que a problemas e que os alunos, não estando muito familiarizados com este tipo de atividades, referem que as tarefas propostas são a melhor forma para construírem o seu conhecimento.

Publicado
2020-08-10
Secção
Artigos