O Pensamento Crítico em aulas de Geologia Geral do 1º ano universitário

  • Décio Rodrigues
  • Joana Pereira
  • Patrícia Magalhães
  • Renata Sousa
Palavras-chave: Pensamento Crítico, Educação em Ciência, Estratégias promotoras de Pensamento Crítico

Resumo

O presente artigo aborda a promoção do Pensamento Crítico e as atividades e estratégias aplicadas pelo docente, para o desenvolvimento deste tipo de capacidades em contexto sala-de-aula. Neste sentido, procedeu-se a um estudo de observação de práticas educativas no contexto das Ciências, no 1º ano do ensino superior. Foram realizadas quatro observações, duas aulas Práticas e duas Teórico-Práticas. Este estudo permitiu compreender que a orientação do professor é fundamental nesta dimensão, uma vez que independentemente das atividades aplicadas, só será possível a promoção do Pensamento Crítico caso estas sejam orientadas neste sentido. Verificou-se que as docentes observadas optam por aulas orientadas para a aquisição de conhecimentos, em detrimento de desenvolvimento de capacidades.

Publicado
2020-08-10
Secção
Artigos