AS NARRATIVAS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO 1.o CICLO DO ENSINO BÁSICO

  • Susana Vasconcelos

Resumo

As narrativas digitais desempenham um papel muito relevante nas aprendizagens dos alunos, quer na aquisição de conhecimentos, competências e valores, quer nas atividades de carácter lúdico. Neste sentido, o concurso “Conta-nos uma História – podcast na Educação”, promovido pelo Ministério da Educação (ME) apresentou, recentemente, uma nova categoria de participação, introduzindo a língua inglesa para o conto de histórias digitais, intitulada “Once Upon a Time...”. É de referir que o inglês faz parte do currículo do 1.o ciclo do ensino básico, obrigatório para os 3.o e 4.o anos de escolaridade. Neste artigo propomo-nos apresentar uma experiência de ensino e aprendizagem realizada no âmbito de sala de aula, para alunos do primeiro ciclo do ensino básico, em articulação com a disciplina de inglês, baseada na metodologia de projeto e na aprendizagem colaborativa, que teve como produto final uma narrativa digital para o concurso “Conta-nos uma História”.

Publicado
2019-04-10
Secção
Artigos