AS NARRATIVAS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO 1.o CICLO DO ENSINO BÁSICO
Resumo
As narrativas digitais desempenham um papel muito relevante nas aprendizagens dos alunos, quer na aquisição de conhecimentos, competências e valores, quer nas atividades de carácter lúdico. Neste sentido, o concurso “Conta-nos uma História – podcast na Educação”, promovido pelo Ministério da Educação (ME) apresentou, recentemente, uma nova categoria de participação, introduzindo a língua inglesa para o conto de histórias digitais, intitulada “Once Upon a Time...”. É de referir que o inglês faz parte do currículo do 1.o ciclo do ensino básico, obrigatório para os 3.o e 4.o anos de escolaridade. Neste artigo propomo-nos apresentar uma experiência de ensino e aprendizagem realizada no âmbito de sala de aula, para alunos do primeiro ciclo do ensino básico, em articulação com a disciplina de inglês, baseada na metodologia de projeto e na aprendizagem colaborativa, que teve como produto final uma narrativa digital para o concurso “Conta-nos uma História”.