A IMPLEMENTAÇÃO DO “PROJECT-BASED LEARNING”, UMA PERSPETIVA DOS PROFESSORES NA EUROPA: APRESENTAÇÃO DE UM MOOC

  • Elisabete Pires

Resumo

A metodologia de aprendizagem baseada em projetos (PBL) apresenta caraterísticas interessantes para o desenvolvimento de competências que vão ao encontro dos desafios que hoje se colocam aos jovens. De modo a mostrar uma implementação desta metodologia o School Education Gateway apresentou um MOOC, em Junho 2016, com a duração de 5 semanas. O ambiente online permitiu diversos momentos de interação e partilha com locais para comentários e para revisão entre os participantes, professores e todos os interessados na educação, para além da participação nas redes sociais. Numa primeira parte, o curso, apresentou a metodologia e cinco aspetos chave para uma implementação eficaz. Os participantes foram, depois, questionados quanto a esta implementação. Este estudo procura apresentar as dúvidas e hesitações colocadas pelos participantes. Pode-se verificar que os professores sentem necessidade de uma melhor preparação e uma mudança de abordagem nos currículos para responder eficazmente a todas as exigências desta metodologia.

Publicado
2018-09-01
Secção
Artigos