Utilização do Twitter pelos meios de comunicação portugueses

  • Carlos Nobre Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro
  • Ricardo Magalhães Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Twitter, Micro-blogging, Imprensa, Media, Tendências web 2.0

Resumo

A ferramenta online de micro-blogging Twitter consiste essencialmente numa plataforma de comunicação rápida, que permite aos seus utilizadores receber instantaneamente pequenas actualizações textuais por parte da sua comunidade. À semelhança do que aconteceu com os blogs nos últimos anos, os micro-blogs estão a ser alvo de adopção em massa por parte da imprensa noticiosa, seja qual for o seu meio de difusão original. O Twitter é a ferramenta favorita para este fenómeno, que possui o seu próprio modelo e metodologia de interacção, diferindo dos blogs convencionais. O presente estudo pretende analisar os métodos de utilização desta ferramenta por parte da imprensa escrita, os canais de televisão e rádios Portuguesas, para compreender as suas intenções de uso e interacção para com o seu público, comparando estas tendências pelos diferentes tipos de media analisados. Com base nos resultados, é possível observar que salvo algumas excepções, os media vêem o micro-blogging como apenas mais um canal de difusão de conteúdo noticioso, ignorando as suas potencialidades de bidirecionalidade comunicacional. A Televisão é o meio que mais aposta na interacção directa com o seu público, dando um uso razoavelmente significativo ao micro-blogging enquanto ferramenta de comunicação da Web 2.0.

Publicado
2010-01-01
Secção
Artigos