Twitter e a campanha eleitoral portuguesa

  • Fernando M. Faria Department of Communication and Art, University of Aveiro
  • Hugo J. Branquinho Department of Communication and Art, University of Aveiro
  • João F. Silva Department of Communication and Art, University of Aveiro
Palavras-chave: Micro-blogging, Twitter, Política portuguesa, Partidos políticos, Campanha eleitoral

Resumo

A campanha eleitoral para as legislativas em Portugal sofreu uma mudança de paradigma face à tradicional estratégia de angariação de votos. A utilização dos novos media para atingir novo público foi durante toda a campanha uma constante, e os serviços de redes sociais, blogs e ferramentas de microblogging não foram excepção. O Twitter foi invadido pelos principais partidos portugueses, de forma a trocar ideias, influenciar ou ganhar votos dos jovens portugueses, que cada vez mais estão desinteressados da política. Este trabalho pretende apurar a interferência dos seguidores nos novos media co-participativos na perspectiva dos diferentes movimentos partidários, tendo em conta o seu nível de integração, informação e motivação no envolvimento com os vários partidos, procurando verificar consistência nos resultados. O artigo apresenta a panorâmica envolvente da rede social Twitter e as respectivas interacções dos eleitores e líderes partidários demonstrando toda a dinâmica da campanha. Finalmente, é abordado o estudo de caso da campanha eleitoral portuguesa sendo apresentadas perguntas de investigação, metodologia adoptada e respectivas conclusões.

Publicado
2011-01-01
Secção
Artigos