Caracterização do uso do YouTube pelas Instituições Universitárias: estudo de caso das práticas da Universidade de Harvard e do Departamento de Comunicação da Universidade do Minho

  • Cátia Figueiredo Universidade de Aveiro
  • Marília Moita Universidade de Aveiro
  • Rui Rodrigues Universidade de Aveiro

Resumo

Atualmente, verifica-se a inclusão de ferramentas Web 2.0, como o YouTube, nos processos educativos, sendo um dos sinais de uma mudança no paradigma de ensino, assim como revelando processos inerentes à troca de conhecimento e informação entre redes sociais virtuais. Os conteúdos trocados através destas ferramentas são potenciais veículos da ideologia e visão das instituições que os difundem. O presente artigo aborda as práticas de utilização do YouTube em contexto universitário, efetuando-se um estudo de caso dos canais da Universidade de Harvard e do Departamento de Comunicação da Universidade do Minho.
Para o efeito, é feita uma análise qualitativa e quantitativa dos conteúdos presentes nos dois canais das universidades mencionadas, nomeadamente os seus vídeos e respetivos comentários. Após recolhidos e analisados os dados, quantitativamente, conclui-se que Harvard faz uma utilização mais intensiva do canal, apresentando um maior número de vídeos, visualizações e comentários no canal. Qualitativamente, foram recolhidas evidências que permitem distinguir as instituições em duas ideologias: Harvard, com uma ideologia tradicional, e o Departamento de Comunicação da Universidade do Minho com uma ideologia moderna.

Publicado
2011-01-01
Secção
Artigos