Empresas no Facebook: o caso da TMN e da Optimus

  • Bruno Caseiro Universidade de Aveiro
  • Rui Barbosa Universidade de Aveiro

Resumo

O conceito de Social Media Marketing é atualmente aplicado por diversas empresas, como forma de garantir uma maior presença online e assim estarem mais próximas das crescentes comunidades virtuais, onde se encontram muitos dos seus já clientes e também uma grande quantidade de potenciais clientes. Um dos objetivos deste estudo consiste em avaliar as estratégias de comunicação de duas marcas de prestígio em Portugal, procurando conhecer de que forma divulgam os seus produtos, de que forma tentam conquistar novos clientes ou melhorar as suas redes de relacionamentos. Outra das propostas deste estudo é compreender e comparar o aproveitamento dos media sociais, a partir do estudo específico de uma destas plataformas, o Facebook, relativamente a duas operadores de telecomunicações móveis nacionais, a TMN e a Optimus. Para este efeito, desenvolveu-se uma análise quantitativa e qualitativa das interações presentes nas páginas de perfil de cada uma destas marcas, no Facebook. Os resultados obtidos revelam uma disparidade no grau de interação presente em cada uma das marcas, indiciando diferentes estratégias. O primeiro caso revela uma abordagem considerada errada pelos estudiosos do tema, enquanto a segunda constitui um exemplo de uma boa prática de social media marketing.

Publicado
2011-01-01
Secção
Artigos