Impacto de las tiendas virtuales y del marketing online en las pequeñas empresas del ámbito rural

  • Beatriz Palacios Vicario Universidad Pontificia de Salamanca
  • Mª Cruz Sánchez Gómez Universidad de Salamanca
  • Camino López García Universidad de Salamanca
  • Ana Belén Sánchez García Universidad de Salamanca
Palavras-chave: Lojas virtuais, TIC, Pequenas empresas, CITA, PME

Resumo

A era digital oferece novas oportunidades para as pequenas empresas em áreas rurais que foram prejudicadas pela crise corrente e a globalização. O estudo apresentado é uma pesquisa do Centro Internacional de Tecnologias Avançadas (CITA), a fim de fornecer um quadro preciso que facilita a dinâmica pela utilização das TICs nas PME e microPme da área rural. A metodologia é qualitativa e quantitativa, através da coleta de dados por meio de grupos de discussão e questionário. A amostra é composta por 48 empresários. Os resultados do estudo mostram que as lojas virtuais são um recurso subutilizado pela maioria deles devido à falta de adaptação de serviços de tecnologia existente para as necessidades das PME e microPme rural, falta de recursos das TICs e a falta de formação de empresários.

Publicado
2014-01-01
Secção
Artigos