Os cinco sentidos do impresso

  • Simone Antoniaci Tuzzo Universidade Federal de Goiás
Palavras-chave: Pesquisa qualitativa, Jornal impresso, Editores, Jornalistas, Sensorial

Resumo

Este trabalho fundamenta-se nas ideias dos pensadores McLuhan, Kerckhove e Sodré e tem nos sentidos o seu apoio para compreender o papel do jornal impresso em uma sociedade onde as informações produzidas pela mídia eletrônica são muito mais ágeis e em tempo real. Assim, em que base podemos sustentar a relação que os leitores possuem com o veículo e qual o sentido desta relação sensorial para os profissionais que trabalham com o jornal impresso. A partir de uma investigação qualitativa com jornalistas e editores de Jornal Impresso da Cidade de Goiânia, Goiás, no Centro Oeste Brasileiro verifica-se que a identidade do jornalismo clássico é colocada cada vez mais à prova de uma sociedade onde os fatos, os acontecimentos e as notícias mudam com o desenvolvimento das novas mídias e com o comportamento dos consumidores. Já não se trata de informação, mas de interpretação e sentido.
Publicado
2014-01-01
Secção
Artigos