Pinturas sobre alquimia podem induzir concepções deturpadas da Ciência?

  • Iris Gabrielle de Sena Santos Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Maria das Graças Cleophas Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); Universidade Federal do São Francisco (UNIVASF)
  • Marcelo B. C. Leão Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Francislê Neri de Souza Universidade de Aveiro
Palavras-chave: História da Ciência, Pinturas, Concepções deturpadas, Imagens, WebQDA

Resumo

Este trabalho investiga imagens de pinturas, disponíveis na internet, que retrataram a alquimia em diferentes séculos. Com base nos estudos dos epistemólogos da Ciência, sabemos que existem inúmeras concepções deturpadas sobre como a Ciência funciona. Estas visões equivocadas podem causar má interpretação acerca da construção do conhecimento científico. Estas imagens são muitas vezes encontradas em alguns livros didáticos. Dai a importância de estudá-las, pois sua utilização pode reforçar uma visão incompleta e/ou incorreta da Ciência. Analisamos somente as pinturas e comentários associados. Utilizamos o software WebQDA para o cruzamento das informações atribuídas às pinturas. Esta análise permitiu concluir que as pinturas tem o potencial de induzir concepções deturpadas sobre a Ciência, especialmente concepções individualista e elitista da ciência, rígida, algorítmica; e ainda aproblemática e ahistórica, fechada e dogmática. Este artigo aponta para novas pesquisas que estudam se a utilização destas pinturas em contextos de ensino e aprendizagem realmente confirmam as potencialidades indicadas.
Publicado
2014-01-01
Secção
Artigos