Do ecossistema à Wiki: estudo comparativo da colaboração de duas turmas do Ensino Secundário no PBworks

  • Rui Manuel Vieira Soares Universidade de Aveiro
  • Lúcia Maria Teixeira Pombo Universidade de Aveiro
  • António Augusto de Freitas Gonçalves Moreira Universidade de Aveiro

Resumo

A Web 2.0 disponibiliza um universo de ferramentas colaborativas muito diversas e as Wikis são uma das mais promissoras em contextos educativos. Neste trabalho apresentam-se os resultados obtidos num estudo efetuado na plataforma PBworks®, utilizada por duas turmas do Ensino Secundário em 2011 e 2012. Após a saída de campo a um ecossistema, os alunos desenvolveram on-line uma Wiki avaliada, com distinto número de páginas e diferente feedback dado pelo professor. A análise comparativa dos históricos das páginas revelou total participação dos alunos e intensidades colaborativas variáveis entre as Wikis construídas. As respostas dadas pelos alunos mais participativos e menos participativos mostrou que os primeiros dão ênfase à ação, enquanto os segundos mostraram desconfiança em relação às interações sociais e à tecnologia utilizada. Sugere-se que em trabalhos futuros, se enriqueçam os instrumentos de pesquisa aplicados nomeadamente a aplicação de um inquérito por entrevista.
Publicado
2014-01-01
Secção
Artigos