Determinantes na adoção e recomendação de software de investigação qualitativa: estudo exploratório
Palavras-chave:
Satisfação, Qualidade, Melhoria do serviço, Desenvolvimento de software, Qualidade do software, Utilizadores
Resumo
O estudo procura identificar os determinantes de satisfação e insatisfação no uso e adoção de software entre os utilizadores de software dedicado à investigação qualitativa, nomeadamente à análise qualitativa de dados. O ponto de partida é o de considerar o software como um prestador de serviços aos seus utilizadores. Nesta perspectiva, procurou-se recolher a perceção de utilizadores deste tipo de software. Foram analisadas as respostas dos utilizadores, disponíveis na Internet, a uma pergunta sobre qual o software que recomendavam para apoio à análise de dados. Procurou-se identificar os fatores satisfacientes e insatisfacientes subjacentes às suas recomendações. O estudo revela-se útil como ponto de partida para o monitoramento e melhoria contínua do serviço prestado pelo software, tendo assim uma aplicação prática. De igual modo, a nível teórico, a abordagem do modelo bifatorial aplicado ao uso de software, reforça a ideia de que não basta procurar os fatores de satisfação para que o utilizador recomende um serviço. É necessário identificar os fatores insatisfacientes porque estes resultam da experiência negativa, que se revela marcante no momento do utilizar recomendar ou não um determinado serviço.
Publicado
2014-01-01
Edição
Secção
Artigos