Boas práticas e tendências de uso das tecnologias da comunicação no Ensino Superior

  • João Batista Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Aveiro
  • Lúcia Pombo Universidade de Aveiro/CIDTFF
  • Dalila Coelho Universidade de Aveiro
  • Fernando Ramos Universidade de Aveiro/CETAC.MEDIA

Resumo

Neste artigo apresentam-se e discutem-se boas práticas e tendências, em relação aos usos das Tecnologias da Comunicação identificados em Instituições de Ensino Superior públicas Portuguesas, a partir da visão dos seus dirigentes institucionais e dos seus docentes. Para este trabalho de investigação, realizado no âmbito do projecto TRACER, foi desenvolvida e administrada uma ficha de caracterização, destinada a ser preenchida pelos dirigentes com responsabilidades ao nível das Tecnologias da Comunicação, e foram conduzidas entrevistas semiestruturadas a docentes. As tendências atuais indicam a progressiva integração de Tecnologias da Comunicação nos processos de ensino e aprendizagem e uma atenção especial para a necessidade de formação para o uso pedagógico destas tecnologias. Os resultados sugerem que as opções institucionais exercem alguma influência sobre as práticas dos docentes ao nível do ensino e aprendizagem. O artigo apresenta alguns exemplos de práticas inovadoras, cujo alcance não se esgota nos seus contextos imediatos, antes constituindo exemplo de boas práticas.
Publicado
2014-01-01
Secção
Artigos