Ambientalização do Ensino Superior: um olhar sobre os grupos de pesquisa da Universidade Federal Rural de Pernambuco

  • Constance Majoi Fabrício de Melo Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Raquel Eufrázio de Santana Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Renata Priscila da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Carmen Roselaine de Oliveira Farias Universidade Federal Rural de Pernambuco
Palavras-chave: Temáticas ambientais, Grupos de pesquisa, Natureza Ambiental, Ambientalização, CNPq

Resumo

A pesquisa objetiva investigar processos de ambientalização do ensino superior, os quais se expressam na inserção de temáticas ambientais nas instituições. Para tal, como contexto de pesquisa, foi investigada a Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brasil, através do olhar sobre os grupos de pesquisa. Os grupos cadastrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, pertencente ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, que apresentaram temáticas ambientais, tiveram seus perfis analisados a partir do corpus de dados latente na internet. A pesquisa foi realizada através da análise do conteúdo, numa perspectiva qualitativa. Para a análise dos dados, foram criadas, com o auxílio do software WebQDA, dimensões, categorias e subcategorias. Foram identificados vinte e sete grupos contendo temáticas ambientais, fundados entre 1995 e 2013, distribuídos entre dez departamentos acadêmicos. Foi observada a prevalência da perspectiva socioambiental na maioria dos grupos, apresentando objetivos conservacionistas.

Publicado
2014-01-01
Secção
Artigos