O uso do Moodle: relatos de alunos de contábeis

  • Janaína Borges de Almeida UFT, Universidade Federal do Tocantins
  • Jocyléia Santana dos Santos UFT, Universidade Federal do Tocantins
Palavras-chave: Ensino superior, Moodle, Aprendizagem cooperativa, Ciências Contábeis, TICD

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi entender como são utilizadas as Tecnologias de Informação e Comunicação
Digitais, disponíveis no Moodle, no curso de Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior do Brasil. Haja vista a compreensão de que são necessários estudos que demonstrem experiências com este ambiente virtual de aprendizagem, em instituições de ensino distintas. A metodologia adotada foi a história oral temática, para isso foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com seis alunos do curso pesquisado, é também do tipo qualitativa. Os resultados das narrativas demonstram que o Moodle é utilizado como um repositório de material dos professores para os alunos. O uso de fóruns e chats é incipiente e consequentemente as interações e comunicações entre alunosalunos e alunos-professor também é. O uso adequado de tecnologias digitais pode propiciar a aprendizagem cooperativa, portanto há um campo oportuno a ser explorado no curso pesquisado, porém é necessário repensar as práticas existentes.

Publicado
2015-01-01
Secção
Artigos