A pesquisa qualitativa e o uso de CAQDAS na análise textual: levantamento de uma década

  • Marlubia Corrêa de Paula PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul)
  • Lori Viali PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul); UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
  • Gleny Terezinha Duro Guimarães PUCSP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo); Universidade Católica Portuguesa de Lisboa; PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul)
Palavras-chave: CAQDAS, Pesquisa qualitativa, Educação, Análise textual, Análise de conteúdo

Resumo

Este artigo apresenta a ampliação de um trabalho apresentado ao 5º CIAIQ (Congresso Ibero-Americado em Investigação Qualitativa), que analisou o resultado de uma busca realizada nos portais PBTD/IBCT com o objetivo de verificar quais os CAQDAS (Computer Assisted Qualitative Data Analysis Software) têm sido utilizados como recursos para agilizar e aprofundar as análises textuais realizadas em pesquisas qualitativas, na última década. Quanto aos aspectos metodológicos, trata-se de um estudo de cunho qualitativo, bibliográfico e documental, conforme Minayo(2013). Para a apresentação dos trinta e um trabalhos selecionados (28 dissertações, 3 teses), dentre os duzentos encontrados por meio de palavras-chave, foi utilizado o Mapeamento proposto por Biembengut (2008). Conclui-se que predominaram trabalhos na área de educação, no formato de dissertações elaboradas em universidades federais, envolvendo o uso de Atlas.ti, seguido de NVivo. O modo de análise predominante foi a AC (Análise de Conteúdo).

Publicado
2016-01-01
Secção
Artigos