A formação de sujeitos nas redes sociais em contexto escolar

  • Arisnaldo Adriano da Cunha Universidade Federal de Santa Catarina
  • Andrea Brandão Lapa Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: Autoria, Cooperação, Metodologia qualitativa, Rede social

Resumo

A formação crítica pode estar pautada em atitudes como autoria e cooperação fomentadas pelas redes sociais e projetos criativos mediados pelo professor, como proposta para superação da pedagogia da transmissão. Este artigo apresenta um modelo de investigação que permite analisar como as redes sociais podem contribuir para a formação crítica. Consiste em uma metodologia qualitativa de pesquisa cuja finalidade é selecionar e definir indicadores de investigação para os conceitos de autoria e cooperação a partir do referencial teórico, e desenvolve métricas para a análise de conteúdo das trocas comunicativas entre alunos e professores no grupo fechado criado no Facebook. Os resultados apontam que utilizar redes sociais conservando a lógica conteudista e reprodutivista do livro didático, reduzindo o aluno a olhar, ouvir, copiar e prestar contas, não dará conta de formar sujeitos críticos imersos da cultura digital.

Publicado
2016-01-01
Secção
Artigos