Decisões pedagógicas dos professores e desenvolvimento de práticas epistémicas dos alunos

Autores

  • Carla A. Santos Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro image/svg+xml
  • Joaquim Bernardino Lopes Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF)
  • José Paulo Cravino Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF)

DOI:

https://doi.org/10.34624/id.v10i4.11165

Palavras-chave:

decisões pedagógicas, práticas epistémicas, narrações multimodais, mediação do professor, desenvolvimento profissional

Resumo

Neste trabalho pretendemos evidenciar as relações entre as decisões pedagógicas adotadas pelo professor, na sala de aula de Ciências e Tecnologia, e o desenvolvimento de trabalho epistémico dos alunos. O foco desta investigação é a identificação de traços da mediação do professor relativos às decisões por ele adotadas, durante a sua ação pedagógica, e na compreensão da influência que tais decisões podem ter no desenvolvimento de práticas epistémicas por parte dos alunos. Para tal, levamos a cabo estudos de caso, envolvendo professores do ensino secundário e do ensino superior, adotando a metodologia de análise de conteúdo de Narrações Multimodais relativas aulas por eles lecionadas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Downloads

Publicado

2018-12-13

Edição

Secção

Desenvolvimento Curricular e Didática

Como Citar

Decisões pedagógicas dos professores e desenvolvimento de práticas epistémicas dos alunos. (2018). Indagatio Didactica, 10(4), 119-132. https://doi.org/10.34624/id.v10i4.11165