Consumo doméstico de energia elétrica por meio da abordagem ciência, tecnologia e sociedade

  • Ricardo Haroldo de Carvalho Universidade Federal do Pará(UFPA), Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI)
  • Ana Cristina Pimentel Carneiro de Almeida Universidade Federal do Pará (UFPA), Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI)
Palavras-chave: Abordagem CTS, Ensino de ciências, Letramento científico e tecnológico, Três momentos pedagógicos de Delizoicov e Angotti

Resumo

O presente artigo trata de uma pesquisa com abordagem CTS aliada ao ensino por temas. Teve como objetivo a realização de uma investigação da postura crítica dos discentes partindo de concepções de ensino de ciências que convergem com a abordagem CTS por meio de problematizações do consumo de energia elétrica doméstico. A pesquisa realizada foi de natureza qualitativa, do tipo pesquisa-ação, e apresentou uma análise interpretativa dos dados coletados durante a realização das aulas. A investigação ocorreu em uma turma de alunos do nono ano, do ensino fundamental, na qual foi ministrado um minicurso com nove aulas temáticas e dialogadas, em uma escola de tempo integral, utilizando as concepções de ensino CTS, como: o Letramento Científico e Tecnológico (LCT), a tomada de decisões e o exercício de cidadania. Como estratégia didática foram utilizados os três momentos pedagógicos de Delizoicov e Angotti, com tema sociocientífico. Os resultados deste estudo evidenciaram que a abordagem CTS no ensino de ciências permitiu uma reflexão crítica dos alunos sobre suas atitudes, valores e questões éticas em relação a sua realidade social, a perceber hábitos de consumo exagerado de energia elétrica e a relacionar os problemas vivenciados no cotidiano com o conhecimento científico.

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Publicado
2019-10-22
Como Citar
de Carvalho, R., & de Almeida, A. (2019). Consumo doméstico de energia elétrica por meio da abordagem ciência, tecnologia e sociedade. Indagatio Didactica, 11(2), 843-862. https://doi.org/10.34624/id.v11i2.6829
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática