Contribuições da Revisão bibliográfica para embasar a compreensão da educação científica no âmbito de um projeto de pesquisa

  • Alice Helena Campos Pierson Universidade Federal de São Carlos
  • Lívia Caroline César Dias Universidade Federal de São Carlos https://orcid.org/0000-0003-3620-4390
  • Juliana Cristina Correa Universidade Federal de São Carlos
  • Isadora Trombeta Fagá Universidade Federal de São Carlos
  • Sara Camelucci Carrocine Tognon Universidade Federal de São Carlos
Palavras-chave: Educação Científica Crítica, Relações CTS, Revisão bibliográfica

Resumo

Esse artigo discute a importância da revisão bibliográfica em uma pesquisa não só para a construção do enquadramento teórico-metodológico, como também, para a construção de instrumentos de recolha de dados. Trata-se de um estudo teórico sobre educação científica pautado em referenciais da perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade, empreendido no âmbito de um projeto de pesquisa em andamento, que teve por objetivo identificar na revisão da literatura específica os atributos/ pressupostos/ características das concepções de uma educação científica na perspectiva crítica. Como metodologia fundamental para essa sistematização foram elaborados “Guias de Leituras”, de modo a identificar categorias auxiliares para o estudo. Como resultado preliminar são apontados alguns aspectos que caracterizam a compreensão da área sobre a educação científica crítica.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2019-10-15
Como Citar
Pierson, A., Dias, L., Correa, J., Fagá, I., & Tognon, S. (2019). Contribuições da Revisão bibliográfica para embasar a compreensão da educação científica no âmbito de um projeto de pesquisa. Indagatio Didactica, 11(2), 233-252. https://doi.org/10.34624/id.v11i2.5941
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática