Ideas, emociones y argumentos del profesorado en formación acerca del virus del Ébola
Resumo
Neste estudo são discutidos os resultados de uma proposta didática sobre o vírus Ébola, desenvolvida na formação inicial de professores para os primeiros anos de escolaridade. A proposta teve lugar no mesmo ano em que houve a epidemia de Ébola na África e a entrada do vírus em Espanha. A sequência requereu o desenvolvimento de conhecimentos para analisar a forma como se processa a transmissão do vírus Ébola e tomar medidas preventivas informadas em contextos reais. As questões de pesquisa que orientam este trabalho são: 1) Quais são as emoções e ideias de futuros professores sobre vírus Ébola? 2) Que fatores sociais são identificados no desenvolvimento de argumentos para a tomada de decisões sobre a prevenção deste vírus? Os resultados mostram que o alarme social gerado pelo Ébola contribui para aumentar o estigma social sobre a doença, relegada há até pouco tempo ao continente Africano. Também faz-se necessário tratar, de forma contextualizada, problemas de saúde para melhorar a formação científica dos futuros professores e ajudar a superar estigmas associados a esses problemas.
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