Atitudes e crenças QSA em estudantes de licenciaturas em Ciências Naturais da UFRN

  • Albino Oliveira Nunes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN
  • Josivânia Marisa Dantas Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN
  • Ótom Anselmo de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN
  • Fabiana Roberta Gonçalves e Silva Hussein Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR
Palavras-chave: CTS, Atitudes e Crenças, Formação de Professores, QSA

Resumo

Escolhas em relação aos mais diversos aspectos da Ciência e da Tecnologia, tais como opção por carreiras, interesse pelos estudos e rendimento escolar, tem raízes nas atitudes e crenças adquiridas ao longo da vida. Por isso o interesse particular de muitos pesquisadores nessas categorias. Partindo desse pressuposto o objetivo desse trabalho foi compreender se a visão dos estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em relação à atuação da química na sociedade e no ambiente possui alguma correlação com as experiências de aprendizagem desta disciplina. Para tanto, optou-se por um tratamento quali-quantitativo dos dados analisados. Os instrumentos foram aplicados no mês de junho de 2013 para estudantes dos cursos de licenciatura em Biologia, Química e Física da UFRN. Participaram do estudo 32 estudantes de biologia, 24 de química e 13 do curso de física. Os resultados da escala de Likert mostram que há uma atitude muito otimista quanto ao papel da química na sociedade. Ao passo que não há uma posição clara sobre a importância da disciplina química nos cursos e sobre experiências de aprendizagem deste componente curricular.  Ao se analisar os dados da escala de diferencial nota-se que os valores de escores apresentados pelos estudantes de licenciatura em química são maiores para grande parte das comparações, de forma que tendem a distorcer os resultados se não são discutidos separadamente. Disso, concluise que apesar de acreditar na importância dos conhecimentos químicos, os estudantes de outras carreiras não se sentem confiantes em relação a sua aprendizagem em química.

Publicado
2016-07-05
Secção
Formação de Professores – Que avanços e boas práticas partilhar?