A evocação do pensamento metavisual em uma atividade sobre o efeito da temperatura na rapidez de uma reação
Resumo
Este estudo qualitativo trata de um recorte de uma pesquisa maior sobre o ensino de química, com foco na cinética, sob a perspectiva da metacognição. O objetivo deste trabalho é analisar de que forma os incidentes metavisuais, evocados por um grupo de estudantes, influenciam no processo de aprendizagem durante uma atividade que aborda o efeito da temperatura na rapidez de uma reação química. A atividade metavisual foi realizada com três estudantes universitários em uma universidade pública brasileira. Durante a atividade, os alunos foram incentivados a refletir por meio da comparação de suas próprias representações simbólicas e pictóricas com os diagramas químicos apresentados pela professora. Os resultados indicaram que os incidentes metavisuais, de modo integrado, permitiram que os discentes revisassem e reconstruíssem o pensamento em estágios diferentes da tarefa. Além disso, o estudo também aborda algumas dificuldades relacionadas aos conceitos de química geral e implicações para o ensino no contexto desta pesquisa.
Downloads
Direitos de Autor (c) 2024 Marcella Seika Shimada, Solange Wagner Locatelli

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Os autores mantêm os direitos de autor pelo seu trabalho, cedendo os direitos de primeira publicação à revista.
A Revista Indagatio Didactica tem os requisitos da licença CC BY 4.0