Práticas dos docentes de Inglês no 1.º CEB: o que dizem os relatórios da Inspeção-Geral da Educação e Ciência

Palavras-chave: Práticas docentes, Ensino de Inglês no 1.º CEB, Inspeção-Geral da Educação e Ciência, Análise de conteúdo

Resumo

A língua inglesa integrou recentemente o currículo do 1.º Ciclo do Ensino Básico português, com documentos orientadores próprios, que procuram assegurar a sequencialidade das aprendizagens ao longo do percurso educativo obrigatório. Com esta medida, procurou-se aproximar o país dos restantes da União Europeia, no que concerne o ensino de línguas nos primeiros anos, e colmatar as lacunas sentidas nas aprendizagens dos alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Neste sentido, a Inspeção-Geral da Educação e Ciência realiza ações de acompanhamento das práticas docentes dos diferentes agrupamentos, com a finalidade de nortear e ajudar a colmatar as carências detetadas nessas práticas, resultando em relatórios publicados na página oficial do organismo público. Estes documentos encontram-se organizados em três domínios: o planeamento curricular, o desenvolvimento curricular e a avaliação curricular. No presente texto, propomo-nos identificar e analisar as práticas dos professores de inglês do 1.º Ciclo do Ensino Básico reveladas nesses documentos. Com recurso ao webQDA procedemos à análise dos 21 relatórios publicados relativos ao ano letivo 2017/2018. Esta apoiou-se nas categorias que emergiram da sua leitura. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, de caráter exploratório. Os resultados demonstram que foram assinalados mais aspetos que carecem de melhoria do que aspetos mais positivos, nomeadamente nos domínios: i) colaboração e articulação docente; ii) reflexão dos professores e alunos sobre as atividades e estratégias realizadas; e iii) autoavaliação. A sua relevância constitui-se num ponto de partida para a adoção de boas práticas educativas nas escolas e capacitação dos professores.

Publicado
2021-12-20
Como Citar
Fortunato, M., Moreira, A., & Simões, A. (2021). Práticas dos docentes de Inglês no 1.º CEB: o que dizem os relatórios da Inspeção-Geral da Educação e Ciência. Indagatio Didactica, 13(5), 45-72. https://doi.org/10.34624/id.v13i5.27160
Secção
Supervisão