Produção de vídeos documentários como processo formativo de futuros professores de Ciências

Palavras-chave: alfabetização científica e tecnológica, CTS, ativismo social, formação de professores, produção de vídeos documentários

Resumo

Apresentamos os resultados de um processo formativo desenvolvido com estudantes do Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais, de uma Universidade Federal do Estado do Paraná – Brasil. A proposta envolveu atividades investigativas e a produção de vídeos documentários articulados à discussão de questões sociocientíficas. A abordagem metodológica foi qualitativa e descritiva, de caráter interpretativo. Os resultados indicaram que o desenvolvimento de atividades investigativas promoveu a vivência de estratégias de ensino mobilizadoras da participação social e a produção de vídeos documentários. Essas práticas favoreceram a compreensão das relações ciência-tecnologia-sociedade (CTS), o posicionamento crítico e a intervenção social comprometida com os interesses coletivos. Concluímos que a formação docente orientada para a compreensão das interfaces CTS e para o conhecimento pedagógico sobre a implementação de ações de ativismo social, via produção de materiais audiovisuais, pode potencializar a promoção da Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT).

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Publicado
2020-11-16
Como Citar
Martini, V., Viecheneski, J., Miquelin, A., & Silveira, R. (2020). Produção de vídeos documentários como processo formativo de futuros professores de Ciências. Indagatio Didactica, 12(4), 173-192. https://doi.org/10.34624/id.v12i4.21694
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática