Análise de uma Unidade Didática quanto ao seu enquadramento na Orientação Ciência-Tecnologia-Sociedade e Pensamento Crítico

  • Gabriela Gonzaga Cher Universidade Estadual de Maringá
  • Marcelo Pimentel da Silveira Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: Ensino de Química, Plásticos, Ciência-Tecnologia-Sociedade, Pensamento Crítico, Materiais didáticos

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo avaliar uma unidade didática acerca da temática plásticos quanto ao seu enquadramento nos critérios estabelecidos por Vieira e Tenreiro-Vieira (2011) em relação ao planejamento de uma sequência didática por meio da utilização de diferentes atividades e estratégias de ensino-aprendizagem com orientação Ciência-Tecnologia-Sociedade/Pensamento Crítico (CTS/PC). A análise indicou que o tema em que foram baseadas as atividades apresentou relevância social, na medida em que possui diversas implicações socioambientais, políticas, econômicas e éticas. Desse modo, a unidade didática também possibilitou aos estudantes o estabelecimento das relações CTS que envolvem o tema, pois buscou relacionar, principalmente, questões socioambientais com conhecimentos científicos e tecnológicos inerentes aos plásticos. Além disso, o material foi desenvolvido com base em questionamentos realizados por estudantes a respeito do que gostariam de saber e que dúvidas e curiosidades tinham sobre os plásticos, configurando-se como potencialmente do interesse dos estudantes. A unidade didática apresentou pluralismo metodológico, valendo-se de diferentes estratégias de ensino e aprendizagem para abordar a temática dos plásticos, tal como o questionamento, a exibição de vídeos, a leitura de textos e artigos, discussões em grupo, pesquisa orientada e a realização de um júri simulado. As atividades também permitiram o apelo às capacidades e atitudes de pensamento crítico, por meio de questionamentos e outras atividades em que os estudantes precisaram de investigar, identificar fatos, exemplificar, inferir conclusões e avançar hipóteses explicativas, argumentar, além de atitudes como respeitar outros pontos de vista. Logo, constatou-se que a unidade didática atende aos critérios estabelecidos pelos autores para o desenvolvimento de materiais com orientação CTS/PC. 

Publicado
2020-07-30
Como Citar
Cher, G., & da Silveira, M. (2020). Análise de uma Unidade Didática quanto ao seu enquadramento na Orientação Ciência-Tecnologia-Sociedade e Pensamento Crítico. Indagatio Didactica, 12(3), 537-556. https://doi.org/10.34624/id.v12i3.20130
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática