Autoria docente online, gamificação e multirreferencialidade: compromissos didáticos a partir da analogia teórica e do olhar discente

  • Jasete Maria da Silva Pereira Universidade Federal de Alagoas
  • Ana Maria de Jesus Ferreira Nobre Universidade Aberta de Portugal
  • Anamelea de Campos Pinto Universidade Federal de Alagoas
Palavras-chave: tecnologias digitais da informação e comunicação, gamificação, multirreferencialidade

Resumo

No presente estudo reflete-se sobre as possibilidades de conjugar numa perspectiva didáticopedagógica a aproximação entre a produção autoral docente para espaços de educação online, gamificação e multirreferencialidade. Para constatar essa provável sinergia foi necessário contar com apoio de teóricos que discutem sobre os temas e, em seguida, analisar os dados gerados pelos sujeitos de pesquisa frequentadores de uma unidade curricular, planeada com estratégias metodológicas alinhadas ao perfil de games, inserida no repositório institucional público de Portugal que oferta cursos a distância em regime de eLearning. A abordagem da pesquisa qualitativa multirreferencial foi adotada, uma vez que permitiu subsidiar o trabalho de investigação por meio de um questionário online técnica que deu suporte para fazer a análise de conteúdo das contribuições dos participantes. Conclui-se a partir deste estudo que a harmonia epistemológica entre a tríade apresenta indícios de promover a ampliação de saberes discentes.

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Publicado
2018-07-27
Como Citar
Pereira, J. M. da S., Nobre, A. M. de J. F., & Pinto, A. de C. (2018). Autoria docente online, gamificação e multirreferencialidade: compromissos didáticos a partir da analogia teórica e do olhar discente. Indagatio Didactica, 10(2), 169-186. https://doi.org/10.34624/id.v10i2.11323
Secção
Tecnologias da informação em educação