Personalização e Descoberta Musical Mediadas por Inteligência Artificial

O Caso do Spotify

  • Hélio Santos IPV
  • Paula Pinheiro
  • Suzanne Amaro IPV
Palavras-chave: Spotify, Inteligência Artificial, Personalização, Descoberta Musical, Streaming Musical

Resumo

Esta revisão de literatura explora o papel que a inteligência artificial (IA) tem na personalização e descoberta de conteúdos dentro da plataforma Spotify, assim como o impacto que o seu uso exerce sobre a cultura musical em geral. Analisa-se como o uso de algoritmos de IA possibilita oferecer experiências personalizadas, tais como playlists geradas automaticamente, através da análise dos dados dos utilizadores. Destacam-se os benefícios na descoberta de novos conteúdos, bem como os desafios associados à personalização, incluindo questões éticas, culturais e económicas, como a diversificação de conteúdo, preocupações com a privacidade e o impacto na sustentabilidade económica dos artistas. Esta revisão examina ainda a forma como o Spotify equilibra o uso desta inovação tecnológica com a curadoria, ou intervençãohumana, de modo a mitigar as implicações associadas ao uso da IA.

Publicado
2025-06-22