Impulsionadores e motivações dos Millennials para o turismo de aventura
Resumo
Objetivo: Este artigo visa estudar o comportamento dos consumidores Millennials face ao turismo na generalidade e ao turismo de aventura em particular.
Metodologia: Foi utilizada uma metodologia quantitativa com recurso a questionário, onde se inquiriram 194 respondentes entre os 18 a 38 anos acerca das suas práticas de turismo de aventura, e a subsequente análise de dados com recurso ao software estatístico IBM SPSS Statistics 25.
Resultados: Os resultados mostram que os indivíduos que fazem mais turismo, tendem a fazer mais turismo de aventura e que quem faz mais turismo de aventura, por norma tende a preferir atividades mais desafiantes. Além disso, as principais motivações dos Millennials para fazerem turismo de aventura estão concentradas em participar em atividades emocionantes, sentir adrenalina e estar no ambiente da floresta.
Originalidade: Este artigo é relevante, dado que não existem estudos em profundidade sobre esta vertente turística em Portugal, nomeadamente focados nas motivações dos Millennials. Desta forma, pretende-se que esta investigação enriqueça o conhecimento científico ao descodificar as motivações de uma faixa etária específica para um nicho de turismo igualmente específico.