A [in]satisfação com o ensino do marketing e um caso de estudo da Delta Cafés

  • Romeu Simões Costa Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo, Universidade de Aveiro, Campus Universitário de Santiago, 3810-193 Aveiro, Portugal
  • Pedro Tavares Santos Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo, Universidade de Aveiro, Campus Universitário de Santiago, 3810-193 Aveiro, Portugal
  • João Felipe Santos Almeida Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo, Universidade de Aveiro, Campus Universitário de Santiago, 3810-193 Aveiro, Portugal
  • Inês Moreira Bastos Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo, Universidade de Aveiro, Campus Universitário de Santiago, 3810-193 Aveiro, Portugal
  • Manuel Luís Au-Yong-Oliveira GOVCOPP, University of Aveiro
Palavras-chave: Evolução Tecnológica, Inteligência Artificial, Formação Contínua

Resumo

Tivemos como principal objetivo entender o impacto da crescente evolução tecnológica nos programas de upskilling e reskilling na área do marketing. Estudou-se também o caso da Delta Cafés. Identificámos os pontos mais relevantes sobre os programas de upskilling e reskilling, tendo em conta o perfil do profissional de marketing. Após o estudo teórico o procedimento seguido foi a elaboração de um questionário. A amostra, de conveniência, através da divulgação nas redes sociais, é composta por 110 inquiridos, que na sua totalidade frequentam o ensino superior e estão em cursos relacionados com a área do marketing. A análise dos dados foi feita sobre os dados quantitativos e no âmbito qualitativo ligado às questões de resposta em narrativa. O principal objetivo do questionário assenta na necessidade de entender a perceção por parte dos estudantes que frequentam o ensino superior e estão em cursos relacionados com a área do marketing sobre os programas de upskilling e reskilling dado o contexto tecnológico atual. Notou-se uma certa insatisfação com o ensino do marketing no ensino superior. Para além disto, foi também realizada uma entrevista direcionada ao responsável pelo setor da inovação e antigo diretor do departamento de marketing da marca Delta-Cafés (Pedro Assude). A Delta Cafés está a adaptar-se gradualmente às novas exigências do mercado que surgem consoante a transformação digital que vivemos. Nomeadamente no que concerne a IA. Percebemos cada vez mais a necessidade de haver uma preparação prévia para as mudanças efetivas que, num contexto específico, se poderá transformar numa vantagem competitiva para qualquer que seja a empresa. Verificámos também a necessidade crescente do fator criatividade para moldar os programas de upskilling e reskilling tendo em conta as diferentes variáveis.

Publicado
2025-06-22