Do we buy because we decided to or because the algorithm told us to?

  • Luzia Arantes ESTGA - UA
Palavras-chave: Inteligência Artificial, Ética, Regulamentação, Confiança do consumidor, Consumo sustentável

Resumo

A inteligência artificial (IA) molda as decisões quotidianas dos consumidores. À medida que a sua presença se torna mais omnipresente, aumentam também as preocupações sobre a ética e a transparência com que estes sistemas funcionam. Este estudo explora a forma como os consumidores percepcionam a regulamentação e a ética da IA, e como estas percepções influenciam as suas preocupações com a privacidade e a segurança, as expectativas em relação à sustentabilidade e a qualidade da sua experiência global. Factores que, em conjunto, moldam as suas decisões de compra.  Baseada numa abordagem quantitativa, a investigação baseia-se em dados de 139 inquiridos e aplica a modelação de equações estruturais para examinar as relações entre os principais construtos. Os resultados traçam um quadro claro: as percepções de uma IA ética e bem regulamentada aumentam significativamente a sensibilização para as questões da privacidade e promovem opiniões mais favoráveis sobre a sustentabilidade e a eficiência. Estas percepções também contribuem, embora de forma mais moderada, para uma experiência de consumo mais fluida e confiante. Curiosamente, é esta experiência que parece reforçar a crença no potencial da IA para impulsionar um consumo mais sustentável. No entanto, os dados também revelam uma tensão notável: apesar de reconhecerem os benefícios da IA, muitos consumidores continuam a preferir a interação humana quando se trata de tomar decisões de compra. Esta ambivalência realça a complexidade da confiança nos sistemas de IA e aponta para a necessidade de as marcas e os programadores irem além da funcionalidade técnica, concebendo interações de IA que sejam não só eficientes, mas também eticamente transparentes e alinhadas com valores partilhados. Em última análise, o estudo contribui para discussões mais amplas sobre inovação responsável e apoia o avanço dos ODS 9 e 12 das Nações Unidas.

Publicado
2025-06-22