Marketing of Tourist Destinations through International Volunteering

Strategies for Differentiation and Growth

Palavras-chave: Marketing de Destinos Turísticos, Turismo Sustentável, Redes Sociais, Influenciadores Digitais

Resumo

Este artigo analisa de que forma o voluntariado internacional pode ser utilizado como uma ferramenta estratégica de marketing para reforçar a imagem dos destinos turísticos e apoiar a sua diferenciação num mercado competitivo. A partir de uma revisão de literatura que integra os conceitos de imagem do destino, turismo voluntário, marketing sustentável e influência digital, é proposto um modelo conceptual que relaciona as experiências de voluntariado com perceções positivas e intenções comportamentais. Com base num estudo quantitativo piloto realizado com 35 voluntários internacionais em Portugal, os resultados oferecem apoio empírico inicial ao modelo. O artigo contribui para aproximar a teoria do marketing das práticas de impacto social, sugerindo caminhos estratégicos para gestores de destinos, organizações não governamentais e decisores políticos. Enquadra-se no âmbito da ICIEMC 2025, ao abordar inovação no marketing turístico e no comportamento do consumidor.

Biografias do Autor

Ricardo Pacheco Coutinho, University of Vigo

Ricardo Jorge Pacheco Coutinho é doutorando em Turismo na Universidade de Vigo, em Espanha, e mestre em Gestão do Turismo pelo Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), onde exerce também funções como docente convidado. Conta com mais de uma década de experiência na liderança de projetos internacionais, angariação de fundos e implementação de programas culturais e sociais. Atualmente é Presidente da Associação Círculo Vital e Vice-Presidente da Associação Intercultural Para Todos, coordenando iniciativas centradas na inclusão social, juventude e voluntariado internacional.
Os seus interesses de investigação focam-se na relação entre o voluntariado internacional e a imagem dos destinos turísticos, no impacto das soft skills no mercado de trabalho e na gestão de instituições culturais e sociais. Ao longo do seu percurso académico, publicou diversos artigos e capítulos de livros com editoras internacionais.

Bruno Barbosa Sousa, PhD, Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA)

Bruno Sousa é Professor Coordenador de Marketing no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), em Portugal, e Doutorado em Marketing e Estratégia pela Universidade do Minho. É responsável pelo Mestrado em Gestão do Turismo (IPCA) e pelo Mestrado em Marketing Turístico. É investigador integrado no CiTUR – Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo.
Nos últimos cinco anos, tem publicado vários capítulos com a editora IGI Global, em temáticas ligadas ao marketing, turismo e gestão. Publicou ainda em revistas científicas de referência como Journal of Enterprising Communities, Tourism Management Perspectives, Current Issues in Tourism, Journal of Organizational Change Management e World Review of Entrepreneurship, Management and Sustainable Development, entre outras.

José Antonio Fraiz, PhD, Universidade de Vigo

José Antonio Fraiz é Professor na área de Marketing e Investigação de Mercados na Universidade de Vigo. Nos últimos 19 anos, tem sido responsável pelo Mestrado em Gestão e Planeamento do Turismo de Interior e de Saúde. É o coordenador, na Universidade de Vigo, do Doutoramento Interuniversitário em Turismo, que envolve 12 universidades espanholas. Preside à Rede Intur (Rede Interuniversitária de Programas de Pós-Graduação em Turismo), que integra 30 universidades espanholas.
É Investigador Principal do grupo OC2 "Marketing e Turismo" da Universidade de Vigo, através do qual tem desenvolvido diversos projetos de investigação e organizado seminários, workshops e congressos nacionais e internacionais. Sob a sua orientação, foram defendidas 17 teses de doutoramento. Tem publicado em inúmeras revistas científicas nacionais e internacionais de elevado impacto, bem como em capítulos de livros e obras editadas por editoras prestigiadas e de ampla difusão.

Publicado
2025-06-22