Os Determinantes da Influência Social no Consumo

Um Estudo Empírico dos Influenciadores Digitais

  • Ana Torres ISCA-UA & INESC TEC
  • André Ferreira ISCAP-IPP
Palavras-chave: Influência Social, Influenciadores Digitais, Reputação, Similaridade, Tendências

Resumo

Este estudo propõe e testa empiricamente um modelo com o objectivo de identificar as dimensões percetuais representativas dos influenciadores digitais e examinar o seu impacto na Influência Social no consumo. Os dados da amostra foram recolhidos através de um questionário electrónico, colocado em diversas redes sociais, e obtidos de seguidores de diferentes influenciadores digitais. Os resultados da análise factorial identificam os factores: Reputação, Atratividade, Tendências e Similaridade como as dimensões representativas dos influenciadores digitais. Os resultados do modelo de regressão demonstram que a Similaridade, Reputação e Tendências são, por esta ordem, os determinantes da Influência Social, dos influenciadores digitais, no consumo. A Atratividade do influenciador não tem um efeito estatisticamente significativo na Influência Social no consumo. Apesar do crescente interesse e importância dos influenciadores no meio digital, para as marcas, a existência de estudos empíricos que investiguem os factores determinantes que expliquem a sua influência social no consumo, ainda é escassa. Adicionalmente, a crescente competição no mercado e o boom das redes sociais na Internet torna os influenciadores digitais um mecanismo de persuasão importante para o sucesso das marcas e das empresas. Este estudo permite preencher esta lacuna oferecendo um contributo distinto: testar empiricamente um modelo dos determinantes dos influenciadores digitais com impacto na influência social, sugerindo a medida da sua eficácia na atração e persuasão dos consumidores. Finalmente são apresentadas recomendações à gestão e sugestões de investigação futura.

Publicado
2025-03-27