A influência do Facebook no comportamento de compra dos consumidores de produtos biológicos - Geração Y e Z

  • Elisabete Teixeira CEOS.PP, ISCAP, Polytechnic of Porto
  • Ana Pinto de Lima CEOS.PP, ISCAP, Polytechnic of Porto
  • Sandrina Teixeira CEOS.PP, ISCAP, Polytechnic of Porto
Palavras-chave: Marketing digital, Facebook, Comportamento de compra, Geração Y e Z, Produtos biológicos

Resumo

Várias mudanças comportamentais ocorreram durante a era da globalização digital. Um deles foi a importância dada às redes sociais. Estudo realizado pela We Are Social, mostra que 70% dos utilizadores de redes sociais, utilizam-nas para buscar informações sobre um produto, a fim de determinar se desejam prosseguir com a compra. Isso levou a uma mudança de paradigma entre consumidores e marcas. Portanto, tornou-se imprescindível que as empresas desenvolvam estratégias de marketing digital para os seus perfis em redes sociais, principalmente em mercados competitivos, como os de produtos biológicos. O objetivo deste estudo é entender se o Facebook apresenta uma influência no comportamento de compra dos consumidores de produtos orgânicos e qual dos recursos mostra ter mais impacto sobre esses indivíduos. Para a realização deste estudo, utilizou-se uma metodologia quantitativa, sendo elaborado um questionário online que obteve 205 respostas. Os resultados do estudo mostraram uma influência positiva entre as funcionalidades do Facebook e os comportamentos de compra dos consumidores de produtos biológicos e que o botão “gosto”, o botão “partilhar” e o botão “publicidade” são as funcionalidades que se revelaram mais influentes entre estes indivíduos, em particular, a geração Z.

Publicado
2025-03-27